Conteúdo 

Principais informações sobre saúde mental, novas formas de gestão e afins. Para acessar o nosso blog completo, clique aqui!
Para acessar dicas de Talks clique aqui!

  Estatística dos distúrbios mentais.

O Brasil é o campeão em transtorno de ansiedade e depressão na América Latina, segundo estudo da OMS. Informações de um estudo feito em 2017 pela Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse (Isma Brasil), destacam que 70% da população já apresentou ou possui sintomas de estresse, dos quais 69% apontaram o trabalho como sua principal causa. Segundo artigo na Exame: "De acordo com pesquisa realizada pelo ISMA-BR em 2018, 72% da população brasileira sofre alguma sequela do estresse, do leve ao considerado devastador. Entre esses, 32% tem a Síndrome de burnout. Desses, 92% declararam que sentem que não tem condições de trabalhar, mas continuam por receio de serem demitidos. E 49% também sofrem com depressão, com tendência a desenvolver a versão crônica da doença, e 90% praticam o presenteísmo, quando o funcionário está presente fisicamente, mas emocionalmente ou mentalmente distante do trabalho." Em 2017, ISMA calculou esta doença causa um prejuízo de US$ 1 Tri na economia global. 

 

Atualmente o mundo vive uma epidemia de transtornos mentais e o Brasil figura entre os países com os maiores índices de ansiedade e depressão. 30% dos 100 milhões de trabalhadores brasileiros sofrem de síndrome de “ burn out”, síndrome da fadiga ou exaustão do trabalho. Manter o foco, a energia, a saúde, a boa performance, os bons relacionamentos e a alegria em tempos de pressão e estresse tem sido um dos grandes dilemas do mundo corporativo. Recentemente, os benefícios de práticas seculares tem sido validadas pela ciência, demonstrando a importância de uma educação que nos ensine como funciona o cérebro e a sua conexão com o corpo, a necessidade de compreender e gerenciar as emoções, de equilibrar as funções lógicas com as sensíveis, a racionalidade com a criatividade, o ser e o fazer, principalmente, como aplicar de forma prática e os seus inúmeros benefícios. Hoje , compreendemos que a base necessária para um bom resultado tanto na vida como nos negócios é o alinhamento da ação com a mente e o coração. 

É urgente a necessidade de investimentos em saúde mental 


Ref OPAS/OMS Brasil:
"Embora os transtornos mentais sejam responsáveis por mais de um terço do número total de incapacidades nas Américas, os investimentos atuais estão muito abaixo do necessário para abordar sua carga para a saúde pública, destaca um novo relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A OPAS pede aos países que aumentem os orçamentos de saúde mental e destinem recursos para as intervenções de custo-benefício mais bem comprovadas."

 Sim, o clima é importante.

 É cada vez mais frequente a preocupação com o clima das empresas. Esta preocupação é muito legítima, visto que guardada as devidas proporções, existem pesquisas que demonstram que ambientes de conflito causam transtornos mentais.
Segundo o site da OPAS/OMS Brasil: "Uma em cada cinco pessoas (22%) que vivem em áreas afetadas por conflitos tem depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno bipolar ou esquizofrenia – constata análise de 129 estudos publicada na revista científica The Lancet. Além disso, cerca de 9% dessas populações sofrem com condições de saúde mental moderadas a graves. Os números são substancialmente mais altos do que a estimativa global para essas condições de saúde mental na população em geral, que é de uma em cada 14 pessoas."