Insight Meditation (5 a 6h)

Para transformações profundas de dentro para fora, para compreendermos quem somos, nossas motivações e alcançarmos verdadeira autenticidade e protagonismo no mundo.

- Introdução ao universo das emoções e papel importante que desempenham em nossas vidas.
- As emoções e a relação corpo-mente.
- Pirâmide da emoção. Do topo à base.
- Testando nossos sistemas de crença.
- Na dúvida, tire a prova do corpo. 
- Tomando consciência do nosso tempo. Por que procrastinamos na visão mindful?
- Raiva x vulnerabilidade
- Lidando com o medo. 

Insight Meditation

"A jornada da vida plena não é o caminho de menor resistência. É um caminho de consciência e escolha." Brené Brown

Normalmente, enxergamos as coisas não como estas são de fato, mas baseado nas nossas experiências pessoais, sejam estas individuais, familiares ou coletivas. Ou seja, temos pouca consciência do que está ocorrendo conosco internamente e acabamos reféns do nosso automatismo. Desta forma criamos pontos cegos entre o que planejamos, o que sentimos e o que realmente desejamos.
Reagimos ao mundo externo através dos sentidos classificando os eventos com atração, aversão ou neutralidade. Cada vez que os "objetos de atenção" (pessoas, objetos, situações, etc) surgem para nós, este arcabouço de informações emergem junto. 
Isso faz com que percamos o senso de realidade ao que está de fato ocorrendo. É possível neutralizar a reatividade com a prática de mindfulness, mas para haver transformação da mente é preciso compreender como construímos e armazenamos estas informações na nossa mente-corpo. Ou seja, qual o sistema interdependente que faz com que as coisas aconteçam ou apareçam para nós de determinada forma.
Rotulamos as nossas experiências como se fossem sementes de árvores, e muitas vezes plantamos sementes de laranjas e esperamos colher maçãs.
Neste sentido, reconhecer estas sementes, quais os fatores que a formaram, analisar a árvores e seus frutos, é como descobrir e ao mesmo tempo desconstruir os nossos mindsets, a forma com que a nossa mente se orienta.
É um processo de autoconhecimento mais profundo e de empoderamento mais sofisticado e eficaz.
É necessário nos aprofundar nas emoções e sentimentos, que ainda são as sementes que movem todas as nossas ações.
Se estamos colhendo laranjas e queremos colher maçãs, precisamos primeiro entender que plantamos a semente errada, e isso não é óbvio. Assim conseguimos plantar a semente certa e no devido tempo colher os frutos que realmente desejamos.
Todos os fatos são neutros por natureza. É a forma como reagimos a estes que fazem destes um problema.
A meditação investigativa nos auxilia a enxergarmos a verdade, a diagnosticar corretamente a causa de nossos problemas para aplicar a correção. Está ligada aos nossos desejos e necessidades não atendidas.
A prática de mindfulness é a base de preparação da mente para esta etapa e a pratica de loving kindness meditation é recomendada, pois mitiga os medos de punição, facilitando o acesso às informações.